Coordenação e Professores:


Andreas Schubert, Fátima Mourinha, Marta Florêncio e Maria João Reis

Andreas Schubert:

Formação: 1968 -1973 Física e Matemática na Universidade de Stuttgart 1973-1976 Ciências Sociais e Filosofia em Freiburg 1976-1977 Formação em “Desenvolvimento de Organizações, no Center for Social Development, fundado por Bernard Lievegoed, em Inglaterra. Experiência Profissional: Desde 1977 professor de Física- Ciências Sociais e Filosofia, Überlingen 1990-1997 Director do Conselho Internacional do Fórum Europeu para a Liberdade na Educação. Desde 1996 Docente da Formação de Professores em diferentes países Membro da Direcção dos Amigos da Educação Waldorf (Freunde der Erziehungskunst – Rudolf Steiner).

Fátima Mourinha:

Formação: 1989 Conclusão do Curso Geral de Canto Gregoriano, Instituto Gregoriano de Lisboa 1994 -1997 Curso de Estudos de Pedagogia Waldorf, Fundação Rudolf Steiner, Madrid. 1998 – 2002 Curso de Professores de Educação Musical do Ensino Básico, Escola Superior de Educação de Beja. 2007-2008 Tonalis Foundation Music Training in Music Education, Stroud. Experiência Profissional: 1987-2011 Professora de Educação Musical do 1º, 2º e 3º ciclos, em vários Escolas públicas 1997-2005- Projecto Trequelareque e Companhia, Prática Musical e Narração Oral. Membro da Coordenação do Curso Waldorf de Lisboa desde o seu início. Actualmente colabora com a iniciativa Waldorf “Escola da Terra”, em Sintra.

Marta Florêncio:

Concluiu a licenciatura em Educação de Infância no ano de 2001 na Escola Superior de Educação de Setúbal.Desde então trabalhou em diversos contextos educativos com diferentes idades escolares, inclusive na formação de adultos.Foi em 2016 que concluiu a formação como Educadora Waldorf  no Curso Waldorf de Lisboa, e em 2017 integrou a coordenação do Curso Waldorf de Lisboa, fazendo a coordenação do grupo dos Educadores de Infância.Atualmente faz parte da equipa pedagógica da Associação Infância Viva, em Lagos, como Educadora de Infância, e é membro voluntário na Direção da Escola Waldorf a Oliveira.

Maria João Reis:

Formação de Actores, Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (1989). Licenciatura em Teatro na Educação (1996),   Mestrado em Estética e Filosofia da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (2001). Especialista em Artes desde 2015. Estudou Pedagogia Waldorf, Terapia Artística e Quirofonética. Experiência Profissional: Professora de Teatro e Expressão Dramática no Ensino Superior Politécnico. desde 1990. Coordenadora do Curso de Educação Artística da Escola Superior de Educação de Portalegre (2007 a 2014). Membro Fundador da Associação Pé de Romã e da Associação PerCurso Waldorf. Trabalha, actualmente, na Coordenação Pedagógica do Curso Waldorf de Lisboa”.

Professores convidados:

Bruno Callegaro:

Médico antroposófico com especialidade em medicina escolar, após 9 anos de prática médica como clínico-geral e médico de família. Co-fundador da Casa do Sol, em 1986, centro de pedagogia curativa em S. Paulo, Brasil, onde foi diretor médico. Médico escolar no Colégio Micael, escola Waldorf, em S. Paulo, de 1989 a 1993. Desde abril de 1993 em Kassel, Alemanha, onde desenvolve regularmente o trabalho de médico escolar na Jean-Paul-Schule, para crianças e jovens de 5 a 19 anos, com dificuldades de aprendizado e comportamento, assim como no internato de pedagogia curativa Institut Lauterbad, assim como consultoria de medicina escolar a diversas escolas Waldorf e institutos de pedagogia curativa na Alemanha, na Suíça, na Itália, em Portugal e Espanha, nos EUA. Docente regular do Rudolf Steiner Institut, em Kassel, Alemanha, uma formação de educadores e de pedagogos-curativos reconhecida pelo Ministério alemão de Cultura. Docente e conferencista em vários congressos e cursos para professionais das áreas de pedagogia, medicina e terapêutica na Europa, América do Sul e do Norte. Co-fundador de centros de pedagogia curativa na Itália.

Florian Osswald:

Nasceu na Suíça, formou-se como Engenheiro e depois como professor em Pedagogia Curativa numa instituição Camphill na Escócia. Realizou a formação de professor Waldorf em Dornach. Professor  de  Matemática e Ciências, durante 24 anos na Escola Secundária Rudolf Steiner em Berna, na Suiça. Trabalha como consultor pedagógico e professor na formação de professores Waldorf em todo o mundo. Co-director da secção Pedagógica do Goetheanum, em Dornach, na Suiça desde 2011 e professor convidado do Curso Waldorf de Lisboa desde 2014.

Karla Maria Prates:

Residente na Inglaterra desde 1988, formou-se como euritmista artística, pedagógica e terapêutica em 1995 e euritmia social em 2010. Atuou como professora na escola Waldorf SAH-Steiner Academy Hereford por quase 20 anos. Nessa mesma escola, continua a dedicar-se à euritmia terapêutica. Paralelo ao trabalho pedagógico, participou de projetos de palco e atuou como professora no curso de formação da West Midlands Eurythmy School. Em Lisboa, deu aulas de euritmia escolar e terapêutica em escolas e jardins de infância. Atua, desde há vários anos, como professora convidada no curso de formação da Associação PerCurso Waldorf em Lisboa. Continua a facilitar cursos para adultos e aulas em escolas na Inglaterra e no Brasil, onde o seu filho, neta e família residem.

Luiza Helena Tannuri Lameirão:

Nasceu em uma fazenda no interior de São Paulo. Seu contato com a natureza foi intenso e vivaz. Última filha de uma família numerosa, aos doze anos tornou-se tia, o que despertou o seu amor pelas crianças. É casada e tem dois filhos. Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da USP, dedicou-se inicialmente à educação de crianças pequenas. Desde 1979, trabalha com a Pedagogia Waldorf, dedicando-se à prática em sala de aula e à formação de professores Waldorf. Docente convidada para cursos e congressos pedagógicos e médicos no Brasil, e congressos internacionais no âmbito da Pedagogia Waldorf. É co-fundadora do Colégio Waldorf Micael, do Instituto Olinto Marques de Paulo e da Aliança Pela Infância. Autora de livros, entre eles: Criança Brincando! Quem a educa?, Bola e Boneca, Seixos Rolados – que segredo eles contam, todos  para pais e educadores, e Cheiro de Terra Molhada, para o público infantil.

Manuel Gomez:

Nasceu em Barcelona em 1954. Formou-se como bacharel em Biologia. Realizou a formação para professores Waldorf, em Stuttgart (Alemanha). Professor e tutor da primeira formação de alunos Waldorf em Espanha. Trabalha desde há 15 anos como palestrante e professor em formações de Pedagogia Waldorf.

Pedro Alvarez-Monteserin: 

Professor em Escolas  privadas e estatais durante 10 anos. Professor em Escolas Waldorf durante 30 anos. Conferencista em cursos de formação de professores desde há 20 anos.