Plano de estudos

O trabalho de fundamentação tem como base de estudo a antroposofia, que permite ampliar o conhecimento do ser humano e aprofundar o relacionamento entre as pessoas despertando, para quem desejar vir a ser professor, a importância da criação das suas próprias aulas. O trabalho artístico é o que mais favorece o propósito do contínuo conhecimento e transformação de si próprio, tão essencial no trabalho do educador que, constantemente, precisa de gerar ambientes onde cada criança possa manifestar o que em si vive de único e precioso. Algumas das disciplinas artísticas são: Música, Drama, Euritmia, Oficina da Palavra, Trabalhos Manuais, Modelagem, Desenho de Forma, Ginástica Bothmer, Desenho de quadro, Pintura,…

O curso tem a duração de 4 anos. O calendário anual é constituído por cerca de 10 fins-de-semana e 2 residenciais (de 4 a 6 dias no Carnaval e no Verão – data variável). Cada módulo compõe-se de igual número de horas de fundamentação e atividades artísticas, subordinadas ao mesmo tema.

1º ANO:  A pedagogia Waldorf no movimento antroposófico. Introdução ao estudo do Ser humano e das suas leis de desenvolvimento com base antropológica, filosófica e espiritual.
Temas: A Escola Waldorf no Movimento Antroposófico | Fundamentação Antroposófica | O ser Humano como Ser Físico, Anímico-Espiritual | A Imagem do Ser Humano | Filosofia da Liberdade como base da Pedagogia Waldorf | História da Arte como Expressão do Processo de Evolução Humana | O Caminho Interior | Reencarnação e Karma | Arte Social.

2º ANO: Aprofundamento do estudo das leis do desenvolvimento do ser humano, nos primeiros 21 anos de vida. Temas: Embriologia | Desenvolvimento do ser humano à luz da Antroposofia | A Educação da Criança segundo a Ciência Espiritual | A Escola como Organismo Social | Temperamentos | Os 12 Sentidos | Pensar, Sentir e Fazer: 3 Forças Anímicas.

3º ANO e 4º ANO Educadores de Infância:  Aprofundamento Metodológico e Didático até à idade escolar. Temas: Auto-educação | Andar| Falar | Pensar | Sentidos Básicos | Nutrição Cósmica e Terrena | Vivências e Celebrações do Ano | Importância do Ritmo | Roda Rítmica | Movimento e Gesto | Cuidar Do Jardim e da Criança | Aspectos Curativos na Educação | Observação da Criança | Brincar livre | Doenças Infantis | Maturidade Escolar | Narrativas e Contos de Fadas |Trabalhos Domésticos, Manuais e Artísticos | Desenho Infantil | Trabalho com Pais e Trabalho em Equipa.

3º ANO e 4º ANO Professores:  Aprofundamento Metodológico e Didático nos primeiros oito anos escolares. Temas: 3º e 4º ano de Professores de Classe | A Arte da Educação | Observação da Criança | Doenças Infantis | Maturidade Escolar | Iniciação à Escrita e à Matemática | Metodologia/didáctica do 1º ao 8º ano | Contos, Lendas, Narrativas | Biografias | Trabalhos Manuais e Artísticos | Desenho de Forma | Trabalho com Pais e Trabalho em Equipa.