Coordenação
Andreas Schubert
Formação
1968 -1973 Física e Matemática na Universidade de Stuttgart
1973-1976 Ciências Sociais e Filosofia em Freiburg
1976-1977 Formação em “Desenvolvimento de Organizações, no Center for Social Development, fundado por Bernard Lievegoed, em Inglaterra.
Experiência Profissional
Desde 1977 professor de Física – Ciências Sociais e Filosofia, Überlingen
1990-1997 Director do Conselho Internacional do Fórum Europeu para a Liberdade na Educação
Desde 1996 Docente da Formação de Professores em diferentes países
Membro da Direcção dos Amigos da Educação Waldorf (Freunde der Erziehungskunst – Rudolf Steiner).
Fátima Mourinha
Formação
1989 Conclusão do Curso Geral de Canto Gregoriano, Instituto Gregoriano de Lisboa
1994-1997 Curso de Estudos de Pedagogia Waldorf, Fundação Rudolf Steiner, Madrid
1998-2002 Curso de Professores de Educação Musical do Ensino Básico, Escola Superior de Educação de Beja
2007-2008 Tonalis Foundation Music Training in Music Education, Stroud.
Experiência Profissional
1987-2011 Professora de Educação Musical do 1º, 2º e 3º ciclos, em vários Escolas públicas
1997-2005 Projecto Trequelareque e Companhia, Prática Musical e Narração Oral
Membro da Coordenação do Curso Waldorf de Lisboa desde o seu início.
Actualmente colabora com a iniciativa Waldorf “Escola da Terra”, em Sintra.
Marta Florêncio
Concluiu a licenciatura em Educação de Infância no ano de 2001 na Escola Superior de Educação de Setúbal.
Desde então trabalhou em diversos contextos educativos com diferentes idades escolares, inclusive na formação de adultos.
Foi em 2016 que concluiu a formação como Educadora Waldorf no Curso Waldorf de Lisboa, e em 2017 integrou a coordenação do Curso Waldorf de Lisboa, fazendo a coordenação do grupo dos Educadores de Infância.
Atualmente faz parte da equipa pedagógica da Associação Infância Viva, em Lagos, como Educadora de Infância, e é membro voluntário na Direção da Escola Waldorf a Oliveira.
Maria João Reis
Formação
1989 Formação de Actores, Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa
1996 Licenciatura em Teatro na Educação
2001 Mestrado em Estética e Filosofia da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
Especialista em Artes desde 2015
Estudou Pedagogia Waldorf, Terapia Artística e Quirofonética
Experiência Profissional
Experiência Profissional: Professora de Teatro e Expressão Dramática no Ensino Superior Politécnico. desde 1990
Coordenadora do Curso de Educação Artística da Escola Superior de Educação de Portalegre (2007 a 2014)
Membro Fundador da Associação Pé de Romã e da Associação PerCurso Waldorf
Trabalha, actualmente, na Coordenação Pedagógica do Curso Waldorf de Lisboa”.
Professores convidados
Ambra Sedlmayr
Cresceu numa quinta de agricultura biológica na Beira Alta e seguiu estudos de Biologia em Coimbra. Doutorou-se em Ciências Ambientais / Sociologia Agrária pela Universidade de Essex na
Inglaterra. Trabalhou na Secção para a Agricultura do Goetheanum, mergulhando ali profundamente no movimento da Agricultura Biodinâmica.
Em paralelo desenvolveu-se como conselheira, formadora de adultos e
facilitadora transformacional para apoiar a mudança de consciência que sente ser essencial para o desenvolvimento humano e social. Actualmente, reside na Lousã e trabalha na formação e facilitação nas áreas do auto-desenvolvimento humano e da Agricultura Biodinâmica.
Bert ten Brinke
Nasceu em 1955 nos Países Baixos.
Formação em Gestão de Florestas e Reservas naturais, seguido de estudos de Pedagogia e de Socioterapia.
Mudou-se, em 1984, com a esposa para a Casa de Santa Isabel, uma comunidade terapêutica baseada na Antroposofia para pessoas com necessidades especiais, na Serra de Estrela.
Tem três filhos.
Suas atividades principais ocorreram no âmbito de um dos Lares residenciais, na direção, na formação, juntamente com os “companheiros” da instituição e no trabalho florestal.
Bruno Callegaro
Médico antroposófico com especialidade em medicina escolar, após 9 anos de prática médica como clínico-geral e médico de família.
Co-fundador da Casa do Sol, em 1986, centro de pedagogia curativa em S. Paulo, Brasil, onde foi diretor médico.
Médico escolar no Colégio Micael, escola Waldorf, em S. Paulo, de 1989 a 1993.
Desde abril de 1993 em Kassel, Alemanha, onde desenvolve regularmente o trabalho de médico escolar na Jean-Paul-Schule, para crianças e jovens de 5 a 19 anos, com dificuldades de aprendizado e comportamento, assim como no internato de pedagogia curativa Institut Lauterbad, assim como consultoria de medicina escolar a diversas escolas Waldorf e institutos de pedagogia curativa na Alemanha, na Suíça, na Itália, em Portugal e Espanha, nos EUA.
Docente regular do Rudolf Steiner Institut, em Kassel, Alemanha, uma formação de educadores e de pedagogos-curativos reconhecida pelo Ministério alemão de Cultura.
Docente e conferencista em vários congressos e cursos para profissionais das áreas de pedagogia, medicina e terapêutica na Europa, América do Sul e do Norte.
Co-fundador de centros de pedagogia curativa na Itália.
Cristina Meinecke
Formação em Pedagogia Curativa em Camphill Escócia.
Consultora Pedagógica para pais e profissionais de Educação.
Palestras e Cursos na Alemanha e no estrangeiro sobre Cuidados com as Crianças antes da idade escolar.
Cursos e Trabalho com pais durante a gravidez .
Membro da Fundação de um Centro para pais em Berlin Familienforum Havelhöhe, desde 2007
Membro da direção da Emmi-Pikler-Haus (lar para crianças 0-6 anos), desde 2011.
Mãe de 5 crianças e Avó.
Eva Herre
Formação Académica
Educadora Oficialmente Reconhecida
Pedagogia Social Diplomada
Formação de Educadora Waldorf em Stuttgart
Vive e trabalhe desde 1987 em Portugal.
Iniciou e co-fundou o Jardim de Infância Waldorf Internacional no concelho de Lagos (1992- 2010).
Até 2018 foi membro da coordenação do Curso Waldorf de Lisboa e responsável pela coordenação do grupo do Jardim de Infância.
Membro fundador de Associação Infancia Viva, Lagos , Ass. Pedagógica de Estudos Waldorf E.L.A. Figueira e Associação Percurso Waldorf, Lisboa.
Formação Complementar
Curso artistico: “Freie Schule fuer kuenstlerisches Gestalten“
(desenho, modelagem e pintura) ( Badenweiler)
Curso de Arte Terapia Antroposófico, segundo o método Hauschka
Formação em Arte Terapia e Processos criativa.
Trabalha como professora de pintura desde há muitos anos.
Orientadora dos vários cursos na área pedagógica, trabalhos manuais e artísticos.
Em 2012 abriu um Atelier em Barão S. João, um espaço criativo e curativo para crianças, jovens, adultos e geração 70+ onde actualmente trabalha como artista e arte-terapeuta antroposófica.
Florian Osswald
Nasceu na Suíça, formou-se como Engenheiro e depois como professor em Pedagogia Curativa numa instituição Camphill na Escócia.
Realizou a formação de professor Waldorf em Dornach.
Professor de Matemática e Ciências, durante 24 anos na Escola Secundária Rudolf Steiner em Berna, na Suiça.
Trabalha como consultor pedagógico e professor na formação de professores Waldorf em todo o mundo.
Co-director da secção Pedagógica do Goetheanum, em Dornach, na Suiça desde 2011 e professor convidado do Curso Waldorf de Lisboa desde 2014.
Fritz Wessling
Fritz Wessling nasceu a 28.9.1955 em Essen, Alemanha. Cedo descobriu a sua paixão
pela Arquitectura, pelas artes em geral, pelas viagens e culturas, pela Antroposofia….
E por Portugal, onde reside desde 1987, concretamente, em São Romão, Seia.
É arquitecto, formado pela universidade de Braunschweig. Em 1981/2 cursou o ano de
introdução à Antroposofia (“Foundation Year”) no Emerson College, Inglaterra.
Exerce a arquitectura em regime de profissão liberal, e é autor de numerosos projectos
construídos. Apoia activamente projectos e actividades antroposóficas, e é
colaborador em part-time da Casa de Santa Isabel, uma comunidade terapêutica para
pessoas com necessidades especiais.
É membro fundador da Associação PerCurso Waldorf.
Presidente da Sociedade Antroposófica, em Portugal, desde 2007.
É casado, tem quatro filhos e três netos.
Karla Maria Prates
Residente na Inglaterra desde 1988, formou-se como euritmista artística, pedagógica e terapêutica em 1995 e euritmia social em 2010.
Atuou como professora na escola Waldorf SAH-Steiner Academy Hereford por quase 20 anos.
Nessa mesma escola, continua a dedicar-se à euritmia terapêutica.
Paralelo ao trabalho pedagógico, participou de projetos de palco e atuou como professora no curso de formação da West Midlands Eurythmy School.
Em Lisboa, deu aulas de euritmia escolar e terapêutica em escolas e jardins de infância.
Atua, desde há vários anos, como professora convidada no curso de formação da Associação PerCurso Waldorf em Lisboa.
Continua a facilitar cursos para adultos e aulas em escolas na Inglaterra e no Brasil, onde o seu filho, neta e família residem.
Luiza Lameirão
Nasceu em uma fazenda no interior de São Paulo. Seu contato com a natureza foi intenso e vivaz.
Última filha de uma família numerosa, aos doze anos tornou-se tia, o que despertou o seu amor pelas crianças.
É casada e tem dois filhos.
Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da USP, dedicou-se inicialmente à educação de crianças pequenas.
Desde 1979, trabalha com a Pedagogia Waldorf, dedicando-se à prática em sala de aula e à formação de professores Waldorf.
Docente convidada para cursos e congressos pedagógicos e médicos no Brasil, e congressos internacionais no âmbito da Pedagogia Waldorf.
É co-fundadora do Colégio Waldorf Micael, do Instituto Olinto Marques de Paulo e da Aliança Pela Infância.
Autora de livros, entre eles: Criança Brincando! Quem a educa?, Bola e Boneca, Seixos Rolados – que segredo eles contam, todos para pais e educadores, e Cheiro de Terra Molhada, para o público infantil.
Luís Tavares
É casado e pais de 3 crianças. Diz que a intensa vida familiar foi o impulso do seu despertar para a pedagogia Waldorf.
Concluiu a Licenciatura em Psicologia Educacional no ano de 2004, tendo desenvolvido a sua atividade profissional especialmente junto de crianças, jovens e famílias inseridas em contextos de risco socio-económico. Em 2009 ajudou a fundar uma Associação Juvenil (MOJU), onde desempenhou diversas funções diretivas e técnicas, na área da intervenção comunitária.
Obteve formação complementar na área da Educação Parental e da Educação Não Formal.
Em 2013 viria a terminar a sua formação para ser professor Waldorf e nesse mesmo ano iniciou o seu percurso como professor na Escola Waldorf a Oliveira, onde ainda leciona. Desempenhou funções na direção e no conselho pedagógico e acompanhou duas turmas, uma até ao 4º ano e outra até ao 6º ano. Atualmente está a caminhar com o seu terceiro grupo de crianças.
Desde 2018 tem colaborado, como professor convidado, com a Associação Percurso Waldorf em Lisboa.
Marianne van Uden
Marianne van Uden nasceu em Paris em 1978 e viveu até aos 18 anos na Holanda.
Entre 2003 e 2007 ligou-se ao Movimento Waldorf em Portugal, participando na criação de um Jardim de Infância em Sintra.
Em 2007 iniciou o curso Superior de Pedagogia Waldorf em Zeist (Holanda) na Hogeschool Helicon.
Em 2011 começou a trabalhar como professora Waldorf na Escola Livre De Werfklas em Culemborg, Holanda.
Desde 2014 está ligada ao desenvolvimento do estudo antroposófico e aprofundamento do trabalho de professores na Holanda e Portugal.
Desde 2018 é membro do núcleo fundador da Escola Livre Secundária de Culemborg.
Desde 2019 é membro da coordenação da secção pedagógica na Holanda.
Presentemente é professora do 8º ano na Escola Waldorf, De Werfklas em Culemborg, Holanda
Pedro Alvarez-Monteserin
Professor em Escolas privadas e estatais durante 10 anos.
Professor em Escolas Waldorf durante 30 anos.
Conferencista em cursos de formação de professores desde há 20 anos.
Silvia Amaral
Atua como professora de classe há 21 anos em Escolas Waldorf, estudou no Curso de Formação para professores Waldorf na Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo, Brasil. É formada em psicologia e pós-graduada em Psicologia Hospitalar.
Iniciou a carreira como Professora Waldorf para adolescentes carentes em projeto social. Após quatro anos assumiu uma classe no Colégio Rudolf Steiner de Belo Horizonte, onde atuou em todas as áreas pedagógicas-administrativas.
Desde janeiro de 2020 é professora de classe do 3º ciclo da Escola Waldorf A Oliveira – Algarve onde também atua como mentora.